Saiba como funciona as aulas de canto
Você sabia que cantar bem ás vezes só tem a ver com prática e desenvolvimento de técnicas vocais? Será justamente esse tipo de atividade que o aluno de uma aula de canto vai conhecer. São muitas etapas a serem apreendidas e se você tem interesse nessa prática, vale a pena entender como é o processo de aprendizagem. Vamos apresentar um pouco mais sobre como funciona uma aula de canto no texto a seguir:
Cantar é uma das habilidades mais interessantes que existem e quem acha que é preciso nascer com u talento sobrenatural para isso, está muito enganado!
Tudo depende de técnica vocal e é sobre ela que vamos falar agora! Esse é um dos pontos mais importantes em relação a aula de canto, pois vai ser a primeira etapa das suas aulas. Começando por:
Conhecimento do aparelho fonador
Esse aspecto diz respeito a como a sua voz é produzida. Mas de que forma? Bem, se ela tem um som mais nasal, se ela utiliza muito o pulmão, entre outros fatores. E é ai que vem a próxima parte:
Exercícios respiratórios
A respiração vai ser uma atividade constante em tudo que você fizer, mas precisará de um direcionamento diferente na hora de cantor. Esse processo de exercícios e controle da respiração será ensinado pelo seu instrutor de música.
Existem muitas habilidades nesse primeiro processo e ele pode ocasionar em uma adaptação difícil. O interessante é que o estudante pode praticar em casa ou em outros momentos livres. O que nos leva a um outro tipo de exercício.
Desenvolvimento da articulação e da dicção
Temos que concordar que mais interessante que cantar bem é cantar certo e de forma compreensível, não é mesmo? Por isso, o instrutor de música estará trabalhando com você em alguns momentos a sua fala!
Como mencionado, o processo de técnica vocal é bem extenso e vai exigir bastante prática e teoria do aluno. Mas vamos passar agora para uma outra etapa da aula de canto: a interpretação.
Depois que você tiver aprendido a entender, controlar e projetar a sua voz, será a hora de direcioná-la para o canto em si através do desenvolvimento de outras habilidades.
Ampliação do repertório
Mesmo se você não tiver interesse em seguir uma carreira profissional como cantor, as aulas teóricas também terão que ampliar o seu repertório com estilos variados, o que nos permite apresentar o próximo ponto:
Encontrar o seu estilo pessoal
Depois que você conhecer várias músicas, artistas e estilos, você terá base teórica para conhecer e definir o seu estilo pessoal como cantor. Além disso, existem muitas possibilidades dentro da aula como o uso do microfone e a percepção musical.
Deixe uma resposta